SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue19Pesquisa-ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensinoReflexão sobre procedimentos de leitura para análise de textos acadêmicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GARANHANI, Marynelma Camargo. Procedimentos para a pesquisa de práticas pedagógicas do cotidiano da educação infantil: relato de investigação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.65-80. ISSN 1981-416X.

O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação de concepções e práticas de educadoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais saberes norteiam as ações pedagógicas acerca do movimento corporal da criança que se encontra na idade 3 a 6 anos. A coleta de dados realizou-se por meio da observação de práticas pedagógicas, entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a imagem fotográfica. Na busca de um caminho que não fragmentasse os fatos e/ou eventos a serem estudados na prática pedagógica cotidiana de educadoras da pequena infância optou-se por focalizar a investigação em quatro dimensões que constituem a unidade ambiente escolar: a institucional, a instrucional, a temporal e a espacial. Assim, o estudo mostra a utilização de técnicas etnográficas na investigação de práticas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil.

Keywords : Educação Infantil; Práticas Pedagógicas; Técnicas Etnográficas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )