SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue22A influência de um programa de leitura na transformação das condições sociais de aprendizagem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NONATA, Antonia Ferreira. Paradigmas do conhecimento: do moderno ao ecológico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.259-275. ISSN 1981-416X.

No contexto da passagem do milênio, o estudo focaliza a mudança e as mudanças na visão dos atores, observando, em especial, o que ocorre com eles, numa mudança de paradigma. Intenta, assim, provocar a reflexão sobre o fenômeno da mudança paradigmática e as repercussões na mudança de percepção da realidade, inclusive no campo do social. A análise do conceito de paradigma sob o aspecto científico Khun (1970), Capra (1996), Giddens e Turner ( 1999) e Goswani, (2001) e sob o aspecto sociocultural, Capra (1982, 1996) e Morin (1996) , tem como desfecho a descrição das relações científicas e socioculturais estabelecidas nos paradigmas ocidentais consignadas na categoria racionalidade e nas suas implicações para a sociedade e a educação.

Keywords : Mudança; Paradigma; Paradigma Científico-Social; Racionalidade Instrumental e Racionalidade Ecológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )