SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue25Que geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal?Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundária author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Maria Célia Leme da  and  CAMARGO, Kátia Cristina. Martha Dantas: o ensino da geometria na Bahia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.701-714. ISSN 1981-416X.

Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que pretende construir fatos históricos da educação matemática no Brasil, em especial, sobre o ensino de geometria na Bahia durante o Movimento da Matemática Moderna. Investigaremos, nesta pesquisa, que proposta de ensino da geometria esteve contida nos livros didáticos do curso ginasial do projeto: Processo entre a exposição e a descoberta - PROED, livros estes produzidos em Salvador na década de 70, que tinha como uma das autoras a matemática e educadora baiana Martha Maria de Souza Dantas. O projeto de pesquisa busca compreender como foi a introdução da geometria moderna na Bahia, para isso fizemos uma descrição e uma análise preliminar de documentos de dois projetos desenvolvidos em Salvador nas décadas de 60 e 70, entre eles o projeto ao qual deu origem aos livros didáticos que farão parte de nossa investigação. No corpo desse artigo apresentamos uma cronologia acadêmica de Martha Dantas, pois ao fazermos as primeiras leituras nos documentos recolhidos em Salvador, percebemos que os mesmos estavam fortemente atrelados à vida acadêmica dessa educadora.

Keywords : Movimento da Matemática Moderna; Ensino de Geometria; Martha Dantas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )