SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue26La dimensión ética de la práctica profesional: evaluación de un programa formativoLivro didático como assistência ao estudante author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PINTO, Neuza Bertoni  and  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Práticas de formação de pesquisadores da educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.103-118. ISSN 1981-416X.

O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.

Keywords : Pesquisa Educacional; Formação do Pesquisador; Leitura Epistemológica das Práticas Investigativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )