SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue30A escola: a grande ausente da formação continuadaO caráter simbólico e prático da formação permanente para professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ROMANOWSKI, Joana Paulin  and  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.285-300. ISSN 1981-416X.

O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores. Toma como referência pesquisas realizadas no período de 2005 a 2008, pelo grupo de pesquisa Práxis educativa: dimensões e processos. O ponto de partida para o estudo são depoimentos de professores sobre o processo de formação continuada, e as análises apoiam-se na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do descritivo ao compreensivo, passando pelo nível explicativo. Destaca o contexto em que se institui a formação continuada no Brasil e as atuais exigências para o desempenho profissional do professor.

Keywords : Formação Continuada; Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )