Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
POELLHUBER, Bruno; FORTIN, Marie-Noëlle and ROSA, Sirléia Ferreira Silva. As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.541-560. ISSN 1981-416X.
Este artigo apresenta uma vertente dos resultados de um projeto de pesquisa-ação centrado na colaboração a distância (telecolaboração) entre professores de estabelecimentos distantes, a fim de favorecer o desenvolvimento profissional desses professores e dinamizar os programas oferecidos a pequenos grupos. De maneira muito específica, o artigo explica os fatores que contribuíram para o sucesso da colaboração a distância entre os professores participantes. Tal projeto, denominado Cégeps em Rede, conduzido pelo Cefrio (Centro Francófono de Informação das Organizações), consiste em agrupar classes de mesmos programas a pequenos grupos em Cégeps diferentes. Uma garantia do sucesso da colaboração entre professores - que a diferencia da colaboração a distância entre estudantes - parece ser uma comunicação freqüente e contínua que se realiza por meio de uma diversidade de meios tecnológicos, bem como por encontros presenciais ocasionais. No âmbito da pesquisa, o desenvolvimento de um modelo teórico unificado aplicável tanto à colaboração entre professores quanto à colaboração entre estudantes, e tanto à colaboração a distância quanto à colaboração presencial, seria um avanço apreciável.
Keywords : Colaboração a Distância; Desenvolvimento Profissional de Professores; Trabalho em Equipe.