Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
MACHADO, Rosilene Beatriz and FLORES, Cláudia Regina. Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.687-707. ISSN 1981-416X.
Este artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar - o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho.
Keywords : História das Disciplinas Escolares; História do Desenho; Ensino de Desenho.