SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue37Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisaProfessor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo  and  DEL-MASSO, Maria Candida Soares. Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.681-699. ISSN 1981-416X.

Tanto a pesquisa e a extensão universitária como as experiências vivenciadas pelos alunos assumem papel importante para a formação de professores. Trazer as questões do cotidiano escolar para serem analisadas pelos alunos, além de favorecer a aproximação entre a teoria e a prática permite que essas questões didáticas sejam analisadas dentro de um contexto escolar específico, contextualizando e historicizando-as. Acrescido a isso, permite analisar questões do ensino na sua inter-relação com os aspectos organizacionais e com os referentes à comunidade escolar. A partir desses aspectos e considerando nossa prática na docência, pretendemos, neste artigo, abordar aspectos teórico-metodológicos de processos de pesquisa e de estudo que, a nosso ver, importam e agregam em qualidade  à formação de professores tanto em nível inicial quanto continuada. Utilizamos os termos pesquisa e estudo, pois acreditamos que para o desenvolvimento de uma pesquisa é fundamental a ênfase metodológica no processo de estudo.

Keywords : Educação; Formação de Professores; Pesquisa; Estudos; Aspectos Teórico-Metodológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )