Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
TOMAZETTI, Elisete M. and BENETTI, Cláudia Cisiane. Formação do professor de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.1027-1043. ISSN 1981-416X.
Neste texto, procuramos desenvolver a seguinte questão: como pensar a formação do futuro professor ou, de outra maneira, como pensar a aprendizagem daquele que será o ensinante? Consideramos como recorrente na literatura acerca do “ensino de filosofia”, sustentada na obra de Gilles Deleuze, a centralidade do conceito de aprendizagem enquanto atividade do pensamento, que se faz pela força violenta de signos a exigir o esforço de decifração, de entendimento. O signo é compreendido como aquilo que força o pensar do sujeito. Entendido como atividade, o pensamento é concebido não mais como representação de algo que lhe é exterior, mas como atividade que organiza de forma diferente o que lhe chega com os signos. O signo, então, tem o “poder” de provocar novos rearranjos, gerando invenção a partir da multiplicidade. De acordo com Deleuze, o pensar está associado ao aprender, e não ao ensinar. Seria, portanto, um contrassenso considerar uma pedagogia para ensinar a pensar. Problematizaremos esse contrassenso, pois, enquanto “formadores de futuros professores”, nosso desafio é provocá-los a pensar sobre a possibilidade de ensinar os alunos jovens a pensar filosoficamente nas aulas de Filosofia do ensino médio.
Keywords : Ensino; Aprendizagem; Aula de Filosofia; Professor de Filosofia.