SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue38Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digitalEducação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TANCREDI, Regina M. S. Puccinelli; BERTOLUCI, Evandro Antonio  and  TIGGEMANN, Iara Suzana. Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.267-283. ISSN 1981-416X.

Nos últimos anos, presenciamos um significativo crescimento de cursos desenvolvidos a distância, que se expandiram em virtude das inovações tecnológicas e das necessidades da população de se capacitar ao longo da vida num formato mais ajustado ao dinamismo atual. Esses cursos alcançaram a formação de professores, sendo muitas e diversificadas as propostas disponíveis de formação inicial e continuada. Todavia, muitos cursos são oferecidos sem cuidados suficientes para proporcionar aos futuros docentes uma formação sólida que lhes permita enfrentar os desafios que o magistério traz aos que nele atuam. Uma das questões diz respeito à promoção da interação nesses cursos, responsabilidade da qual futuros professores não podem se eximir. Assim, o presente artigo busca desenvolver uma reflexão acerca da importância da interação na educação a distância, tomando por experiência a comunicação ocorrida em duas salas virtuais do curso de Pedagogia da UAB-UFSCar, em uma disciplina oferecida para alunos de primeiro módulo. Elegemos a ferramenta e-mail interno para análise, uma vez que entendemos que ela constitui-se em um canal de comunicação de uso bastante disseminado, de rápida utilização e um espaço privativo para troca de mensagens sobre diferentes assuntos. Com o estudo realizado, observamos indícios de criação de laços sóciocognitivos e motivacionais que resultaram em situações de acompanhamento, orientação, cobrança, estímulo e construção de conhecimentos.

Keywords : Formação de Professores; Ensino a Distância; Interação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )