SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue40As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativaA Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguarda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ARCO, António José Reis do  and  ARCO, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do. Desenvolvimento sustentado e tecnologia educativa: elementos dinamizadores de modificações socioeducativas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.939-958. ISSN 1981-416X.

O contínuo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) conduz, como em outras áreas de atividade, à sua interligação com a educação, emergindo o campo de ação da tecnologia educativa. Como espaço de caráter formativo, torna-se indispensável efetuar uma persistente conceitualização consubstanciada na reflexão sobre a temática, no seu desenvolvimento ao longo do tempo e nas influências sociais associadas a ela. Considerando os múltiplos impactos de caráter socioeducativo fomentados pela tecnologia educativa, tendo sempre por base os seus principais pressupostos teóricos e conceituais, imprescindivelmente conectados a elementos basilares da área, como é o caso das representações que nos oferecem a conjugação dos conceitos de educação, didática e tecnologia, revela-se fundamental abordar, de igual forma, uma necessidade cotidiana premente, que surge enquadrada no espaço da literacia e da alfabetização tecnológica, essencial à plena consecução de uma integração social e educativa das tecnologias, permitindo abarcar toda a relevância nessas áreas na atualidade. Do ponto de vista da aplicabilidade das TICs como ferramentas educativas, englobando o seu potencial criador de espaços e contextos de ensino-aprendizagem e toda a contribuição que poderão facultar para incrementar a eficácia dos processos formativos, importa destacar a pertinência da integração da tecnologia educativa como elemento-chave de estratégias de desenvolvimento sustentado, representando um elemento fundamental para a otimização e potenciação formativa, no nível dos indivíduos, grupos e comunidades.

Keywords : Tecnologia Educativa; Formação; Desenvolvimento Sustentado; Literacia; Mudança Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )