SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue41Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011)Avaliação de livros na área de educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LUCHESE, Terciane Ângela. Celebrações do saber: exames finais nas escolas da região colonial italiana, Rio Grande do Sul, 1875 a 1930. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.261-286. ISSN 1981-416X.

Resultado de pesquisa institucional sobre o processo escolar entre imigrantes italianos e seus descendentes, este artigo apresenta uma análise dos momentos de exames finais como elemento importante para pensarmos as práticas educativas e avaliativas. A partir de indícios documentais diversificados, o recorte espacial abrange a chamada região colonial italiana do Rio Grande do Sul (antigas colônias Dona Isabel, Caxias e Conde d’Eu). A análise privilegia o período de 1875 a 1930 e o referencial teórico-metodológico utilizado foi o da História Cultural. No cumprimento do calendário escolar um dos principais momentos, ao final do ano letivo, era o dos exames finais. Estes se constituíam no momento ápice da avaliação escolar. Eram celebrados e em torno de sua realização havia um ritual de relações de poder evidenciado pelos diversos registros - fotográficos, atas, jornais que publicavam os resultados e todo o conjunto de atividades de permeavam o ritual dos exames. Quem compunha a comissão examinadora? Por quem eram nomeados? Como procediam na aplicação dos exames? Quais os conhecimentos exigidos / valorizados? Como os professores preparavam a turma para os exames finais? O que eles dimensionam das relações de poder, das culturas escolares? Premiações, almoços festivos, que outros momentos eram preparados após os exames? Estas e algumas outras questões são o cerne deste estudo produzido a partir de fontes historiográficas diversificadas como relatórios, mapas de freqüência, correspondências diversas, cadernos de chamada, atas, jornais e fotografias. O estudo procura contribuir para o conhecimento da história da educação brasileira, considerando a multiplicidade cultural e étnica da Região.

Keywords : Práticas Avaliativas; Escolas; Imigrantes Italianos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )