SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue44The external evaluation of schools and the ongoing teacher education: the Paulista caseCurriculum and evaluation: two sides of the same coin in guaranteeing the right to education with social quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VIEGAS, Elis Regina dos Santos  and  SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Políticas de avaliação educacional e formação continuada de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.111-131. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS05.

Este texto visa contribuir para a análise da política de formação continuada de professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando apontar sua relação com o caráter indutor das políticas de avaliação. Toma-se como lócus o município de Dourados (MS), onde foram realizadas entrevistas com gestores de cinco escolas públicas da rede municipal de ensino, bem como com gestores municipais responsáveis pela implementação de políticas de formação continuada de professores, no intuito de identificar suas impressões acerca da política de formação continuada desenvolvida pela rede municipal de ensino. As considerações feitas pelos gestores indicam um fortalecimento da relação formação/avaliação, que propõe um direcionamento de políticas que assegurem recursos materiais e financeiros, mas que, ao mesmo tempo, estabelecem mecanismo de aferição da aplicação desses recursos. Sendo assim, conclui-se que as ações de formação continuada vêm sendo direcionadas para a mediação dos resultados a partir do desempenho dos alunos.

Keywords : Política e Avaliação Educacional; Formação Continuada; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )