Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
DOTTA, Leanete Thomas and LOPES, Amélia. Climas de formação: construção de um quadro conceitual adequado ao estudo da formação de profissionais na educação superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.197-221. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.AO01.
As fortes mudanças que têm ocorrido em relação à educação superior - nomeadamente a insistência na relevância social da formação para a atividade profissional e o emprego - têm resultado numa maior importância dada aos ambientes de formação. A ideia orientadora é a de que a aprendizagem efetiva depende também de um conjunto de oportunidades de aprendizagem que vão para além do que o professor possa fornecer aos estudantes numa aula. As denominações adotadas e os conceitos utilizados para o estudo desses ambientes são diversos - "clima organizacional", "cultura organizacional", "clima de escola", "cultura espistêmica", "paisagem do conhecimento profissional", entre outros - e captam, cada um à sua maneira, aspectos parciais do campo em estudo. Tomando como ponto de partida uma revisão de literatura sobre os referidos conceitos e o estabelecimento de relações entre eles, pretende-se apresentar um quadro teórico-conceitual que denominamos "Climas de formação profissional", que tem o potencial de fornecer elementos para uma análise sistêmico-ecológica das complexidades inerentes aos processos formativos de profissionais na educação superior, independente da área de formação.
Keywords : Climas de Formação de Profissional; Educação Superior; Clima e Cultura Organizacional; Cultura Epistêmica; Paisagens do Conhecimento Profissional.