SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue45Social media in the hybridity and multimodality context: the route of experience in masters and doctors formationEducational practice in a complex vision in face-to-face and distance education: the 'OER' as search feature, teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.423-441. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03.

Este artigo trata da necessidade urgente de planejamento e implantação de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Considera a importância educacional e social estratégica da formação de bons professores para a Educação Básica, e a necessidade de rever a formação e atuação de professores do Ensino Superior - sobretudo os que atuam em cursos de licenciaturas e de magistério - para adequá-los a novas propostas de formação. Reflete sobre a formação do docente universitário para o uso de redes sociais como possibilidade de maior intercomunicação entre professores e alunos. Discute a ampliação os usos dessas redes para formações transdisciplinares nas universidades: formando redes de professores; integrando participantes de cursos presenciais e a distância e ampliando o círculo de atuação das universidades por meio de redes que alcancem diversos outros segmentos da sociedade.

Keywords : Universidade de São Paulo; São Paulo; SP; Brasil; Formação de Professores; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação; Formação do Professor Universitário; Redes Sociais; Intercomunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )