SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue46Catholic strategies for teacher training and the circulation of cultural and pedagogical models in Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CHARRIER, Marie-Cécile  and  BERGIER, Bertrand. Exploração do imaginário dos professores das escolas: apontamentos metodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.773-808. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.AO01.

Este artigo apresenta os fundamentos epistemológicos e metodológicos de uma pesquisa em ciências da educação, cujo objetivo é a exploração do imaginário de professores das escolas em um contexto de aprendizagem. O desenvolvimento, que se pretende compreensivo, destaca as questões de objetividade/subjetividade para satisfazer as exigências de cientificidade que não excluem seu caráter qualitativo. No quadro de uma reflexão sobre a linguagem, considerada como compromisso entre o estruturalismo e a hermenêutica, o pesquisador encontrará seus instrumentos de investigação e de análise : entrevista semi--diretiva sobre a formação inicial e continuada, Arquétipo-teste construído de 9 elementos de Yves Durand (2005), realizada após as Estruturas Antropológicas do Imaginário, de G. Durand (1992). Veremos como a análise do simbolismo dos termos de entrevista, combinada ao micro-universo definido pelo AT.9, permite definir cada sujeito como um heroi, personagem principal de uma história mítica, aquela da aprendizagem esboçada em uma outra etapa da pesquisa.

Keywords : Imaginário de Professores; Epistemologia; Hermenêutica; Estruturas Antropológicas do Imaginário.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )