SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue49Education and Language: new insights based on pragmaticsSchooling, recognition and social justice: Three questions for research in Sociology of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MUHL, Eldon Henrique. Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.745-767. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO05.

O sentido do saber escolar é um dos temas mais desafiadores na educação atual, tanto no ensino fundamental como no superior. O presente texto analisa tal problema e suas imbricações, tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Marcel Gauchet e sua crítica às incongruências de grande parte das análises em educação que não levam em consideração os fatores socioculturais que estão à base de muitos problemas que as instituições educadoras hoje apresentam. A proposta do texto é avaliar as teses do autor de que sem a conservação da tradição e sem a manutenção da autoridade é impossível educar. Para tanto, é preciso recolocar o problema da educação confrontando-o com o sentido que o saber assume na sociedade atual.

Keywords : Educação e sociedade; Sentido do saber; Crise da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )