Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
PINTO, Neuza Bertoni. Matrizes teóricas dos saberes elementares matemáticos da escola primária em tempos de primeira república. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.185-205. ISSN 1981-416X. https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.AO03.
Na história da educação matemática são recentes os estudos que investigam filiações teóricas dos saberes elementares ofertados nos primeiros anos escolares. Este artigo, centrado nos saberes elementares matemáticos da escola primária das primeiras déca das do século XX, dialoga com estudos já realizados no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT, acerca dos sentidos conferidos ao elementar no âmbito dos saberes elementares, dentre outros o que trata do simples e complexo no ensino da Aritmética (VALENTE, 2015). Centrando a discussão em torno do termo ele mentar, o presente estudo busca compreender repercussão de matrizes teóricas na or ganização dos saberes elementares matemáticos prescritos para o ensino primário do Paraná. Analisa o conceito do ponto de vista filosófico e pedagógico a partir de Descartes, Condorcet e Pestalozzi e busca relações dessas matrizes teóricas com a organização dos saberes elementares matemáticos programados para a escola primária em tempos de Primeira República. Para as análises são consultados programas oficiais e livros didáticos de Aritmética prescritos oficialmente para a escola primária do Paraná, entre 1903 e 1932. O estudo mostra que o método utilizado na organização dos saberes elementares mate máticos expressa a matriz teórica que fundamenta o ensino ofertado.
Keywords : História da Educação Matemática; Saberes Elementares Matemáticos; Escola Primária.