SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue51Theoretical frameworks from the mathematics elementary knowledge in primary school in first republic timesAnalysis of the products developed in the professional mastership in mathematics: possibilities of adaptations in the use with blind students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.207-222. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.051.AO04.

Este texto analisa os saberes na formação de professores. Em específico, da formação matemática tanto para os futuros docentes do Ensino Fundamental como para aqueles do Ensino Médio, considerando a terminologia atual do sistema escolar brasileiro. Na análi se, o texto apoia-se nos estudos que vem sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Buscar-se-á mostrar que a profissionalização do educador matemático, em contraposição ao professor de matemática, tem na “matemática para ensinar” sua referência constituti va. A base empírica do estudo leva em consideração pesquisas relacionadas à história da educação matemática brasileira, em especial, a década de 1930, em que teve destaque as ações do professor Euclides Roxo.

Keywords : Saber a Ensinar; Saber Para Ensinar; Euclides Roxo; Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )