SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue52Active learning pedagogies and ICT use in higher education: a possible combination?Teaching in the education training licensure programs: what teachers say about the National Curriculum Guidelines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

WOLLMANN, Dewey. Analytic hierarchy process suportando a avaliação por pares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.503-523.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds09.

A avaliação pode ser um importante instrumento para complementar o processo de aprendizagem, principalmente quando se deseja desenvolver, em complemento ao conteúdo técnico, habilidades humanas, como é o caso dos estudantes dos cursos de Administração. Nesse contexto, a utilização de técnicas de metodologias ativas e de avaliação por pares merece destaque. O objetivo deste estudo é avaliar o uso da técnica de análise multicritérios denominada analytic hierarchy process para auxiliar a avaliação por pares. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em um exemplo hipotético, com características de uma disciplina do curso de Administração de Empresas. O estudo, de modelagem quantitativa, foi desenvolvido segundo os modelos de Bertrand e Fransoo (2002) e Mitroff et al. (1974). Como resultado, foi possível identificar que a técnica permite, a partir de critérios predefinidos e hierarquizados, identificar os graus de desempenho dos estudantes de uma equipe de trabalho. Com essas informações, o feedback para os estudantes torna-se mais objetivo e efetivo.

Keywords : Metodologias ativas; Avaliação por pares; Analytic hierarchy process.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )