SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue52Reflections of participants teachers in an University Pedagogy CourseTeaching competences for teaching by competences in professional education: the perception of teachers of Senac-PR versus the Pedagogical Model Senac (MPS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BRAUN, Jan Raphael Reuter; FIALHO, Francisco Antonio Pereira  and  GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Aplicações da criatividade na educação brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.575-593.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ao03.

O artigo discute relações entre o ensino brasileiro e a criatividade; e exemplifica este conteúdo com a apresentação de quatro práticas que estimulam a criatividade e contribuem para o aprendizado escolar. Para isso o estudo se classifica como qualitativo, utilizando de procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e estudo de casos. Observou-se que parte do problema relacionado ao interesse e permanência do aluno no sistema de ensino brasileiro pode ser solucionado utilizando práticas criativas que estimulem o interesse e contribuam para a compreensão dos conteúdos apresentados.

Keywords : Ensino; Prática criativa; Formação do indivíduo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )