Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
COSME, Ariana. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.757-776. Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao03.
A reflexão que se propõe neste texto constrói-se a partir da identificação de diversos tipos de discursos que se têm vindo a produzir sobre a ação docente e as possibilidades dos professores encontrarem um sentido para a profissão que abraçaram. Após se caraterizar os diferentes tipos de discursos identificados, reflete-se sobre os pressupostos e as implicações dos mesmos, denunciando-se equívocos e afirmando-se as potencialidades das narrativas que enfatizam a reflexividade docente como condição e suporte de um projeto de afirmação profissional congruente com os desafios e as exigências curriculares e pedagógicas das escolas do século XXI.
Keywords : Identidade profissional docente; Ação docente; Reflexividade docente.