Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; MEYER, Patrícia and CONTRERAS, Ricardo. Análise de dados qualitativos nas pesquisas sobre formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.909-935. Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao10.
Este artigo é fruto da palestra proferida no XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE na qual relatamos o processo de apropriação do software ATLAS.ti por estudantes de Pós- graduação na condução do processo de análise de dados de suas pesquisas, apontando os desafios transpostos por eles, por meio da retomada das pesquisas qualitativas empreendidas. Em comum, os estudantes participaram da disciplina de “Análise de dados qualitativos utilizando recursos tecnológicos”, na PUCPR, ministrada desde 2004, ou de oficinas oferecidas em diversas universidades, nas quais são instrumentalizados para o uso do software ATLAS.ti. Apresentamos suas experiências reais, contextualizadas com os principais recursos disponibilizados pelo software e orientamos sobre a necessidade de capacitar os pesquisadores qualitativos para a realização de um consistente plano de análise de dados, que possa integrar as questões e subquestões de investigação propostas em sua pesquisa. Destacamos que a não definição de um plano influi na desistência de uso do software com muito mais frequência que possíveis barreiras tecnológicas. A partir da organização do plano, a aplicação das alternativas disponíveis pelo software é facilitada o que contribui para resultados mais significativos e consistentes na análise de dados.
Keywords : Análise de dados qualitativos; ATLAS.ti; Formação de professores.