SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53Theoretical convergences in social representations and its contribution for teacher’s policies studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TELLO, César. Reflexões sobre o ensino de política educativa e a formação de pesquisadores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.1017-1050.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao15.

Neste artigo algumas reflexões sobre o ensino de política educacional e formação de pesquisadores no campo são apresentadas. Investigam-se os papeis dos professores do espaço curricular da política educacional e dos formadores de investigadores. Afirma-se que os processos de formação, tanto de graduação e pós-graduação não podem ser separados do conhecimento das matrizes históricas do período do campo e de seus aspectos epistemológicos. Argumentando que não há uma posição única que deva ser transmitida no processo formativo de jovens que estudam a política de educação. Mas é um desafio e um compromisso epistemológico, para professores e formadores, desenvolver e explicar as muitas maneiras de abordar a política educacional a partir de várias matrizes históricas, teóricas e epistemológicas.

Keywords : Ensino; Políticas educativas; Modelos teóricos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )