SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue56Massive / Small Open Online Courses (MOOC / SOOC) and Open Educational Resources (OER): disruptive innovation in online and open educationThe development of learning ecologies through online tools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PESTANA, Filomena  and  CARDOSO, Teresa. Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.108-127.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ds05.

É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.

Keywords : Wikipédia; Recurso Educacional Aberto; Ensino Superior Online; Professores; Estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )