SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue57Brazilian National Pact for the Strengthening of Secondary Education and the National Textbook Program: necessary approachesMuseums, history and education: narratives of “future teachers” of History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FILHO, Geraldo Pedro da Costa. O conceito de socialização no Ensino Médio: a formação dos professores de Ciências Sociais do PARFOR. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.551-578.  Epub Feb 07, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao06.

Com o retorno obrigatório da disciplina sociologia ao currículo escolar, em 2008, e como consequência de pesquisas que realizo nos últimos anos sobre o processo de socialização e a relação entre cérebro e comportamento nos adolescentes/jovens, utilizando como referências Berger e Luckmann (1983) e Herculano-Houzel (2005), procurei desenvolver um programa metodológico teórico e empírico para, em primeiro lugar, conhecer a situação do ensino de sociologia no país, com Silva (2007) e Mascarenhas (2012) e, em seguida, analisar a formação dos professores licenciados em Ciências Sociais, do programa do Ministério da Educação denominado Plataforma Freire (PARFOR), executado pela Universidade Federal do Piauí, especificamente na abordagem do tema socialização. Com esse objetivo, apliquei questionários cujos resultados são apresentados em tabelas, que apontam para deficiências de compreensão mais ampla do conceito de socialização, principalmente em relação a transformações do cérebro.

Keywords : Ensino; Sociologia; Professores; Socialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )