SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue57The concept of socialization in high school: the training of social science teachers of the PARFOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.579-595.  Epub Feb 07, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao07.

Este artigo apresenta a abordagem das narrativas e experiências históricas de acadêmicos/as, “futuros” professores, sobre a inserção/visita em museus. Após os estudos sobre a importância da fundamentação da visita em museus como uma ação didática, realizados na disciplina de Prática de Ensino de História, cada estudante teve a fundamentação teórica da autobiografia para embasar sua narrativa sobre a visita e importância do museu no ensino de história. Assim, foram utilizadas metodologicamente as narrativas dos/as acadêmicos/as do curso de História, relacionando suas vozes múltiplas, suas impressões, seu entendimento sobre o museu como espaço histórico, com a produção de sentido do patrimônio musealizado. O objetivo foi analisar as dimensões da cultura histórica, em que acadêmicos/as construíram suas experiências históricas.

Keywords : Museus; Formação Inicial de Professores; Ensino de História; Narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )