SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue58Assistive technology and school inclusion: the application of GRID 2 software in educational special treatment for a student with autism in a public school of Distrito FederalThe knowledge for teaching and the knowledge to teach arithmetics in the Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catharina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RENK, Valquíria Elita. Os livros didáticos e a formação da identidade de gênero nas escolas étnicas polonesas do Paraná nos anos de 1930. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.866-889.  Epub Feb 06, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ao01.

Este artigo se insere na História da educação. Discute o papel da escola e do livro didático na formação, na construção e conformação de uma identidade de gênero. O recorte temporal são as primeiras décadas do século XX e circunscreve-se às escolas étnicas polonesas no Paraná. A pesquisa foi realizada com a análise documental do livro didático Elementarz - Dla dzieci polskich w Brasylji (Primeiro livro - Para as crianças Polonesas no Brasil), de autoria de Konstanty Lech de 1936. É um livro de alfabetização que traz os vestígios de uma concepção de educação nas escolas étnicas polonesas. Nestas escolas as moças tinham uma educação voltada para o trabalho no lar, aos cuidados com a casa e a família e os rapazes para as tarefas ao ar livre nas florestas e campos. O ensino em língua polonesa era uma forma de manter a identidade étnica. A História Cultural orienta a análise do corpus documental, mostrando como o livro didático contribui na incorporação de valores sociais, atitudes e condutas, além de construir nos indivíduos uma representação deles mesmos e uma interpretação social com o mundo.

Keywords : Educação; Escolas étnicas; Identidade de gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )