SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue59Intercultural paradoxes in the formation of indigenous teachers of Kaingang peopleThe non-innovation of the Ensino Médio Inovador Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RAVELEAU, Benoît; MAMMAR, Sihem  and  DUPERRAY, Paola. Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1242-1271.  Epub Feb 05, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds12.

Por trinta anos, a pesquisa dedicada ao estudo de habilidades empreendedoras cresceu consideravelmente, especialmente em ciências da administração. O espírito empreendedor é frequentemente descrito como uma das competências mais relevantes para o fortalecimento do capital humano e da empregabilidade dos trabalhadores, bem como a competitividade das empresas. Com base no exemplo da França, este artigo tem como objetivo compreender melhor como desenvolver nos jovens as capacidades de criação, mudança, antecipação e cultura de risco. Para isso, aderimos o modelo pedagógico de educação empreendedora, utilizado por Neck (Neck et al., 2014), bem como a abordagem do processo de A. Fayolle (2005). Acima de tudo, concentramos nossa análise na situação do Ensino Superior, questionando a posição do pedagogo que coloca sua ação a serviço do desenvolvimento da intenção empreendedora dos estudantes. Este aspecto não se limita a identificar as dificuldades pedagógicas encontradas pelo formador para criar empreendedorismo. Também colocamos a questão dos paradoxos e armadilhas de uma pedagogia empreendedora quando afirma despertar e desenvolver no outro sua criatividade e iniciativa.

Keywords : Empreendedor; Educação; Paradoxos; Habilidades empreendedoras; Aprendizado empreendedor.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )