SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue59Professionals in graduate studies: Motivations to face a dual work shift and interfaces between the academic and professional fieldsTensions between structure and action in contemporary sociology of education: a comparative reading between Pierre Bourdieu and François Dubet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SCHLESENER, Anita Helena. Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1348-1370.  Epub Feb 05, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao03.

O presente artigo tem como objetivo fazer algumas observações sobre a origem da filosofia e seu elo indissolúvel com a educação. A filosofia enquanto pergunta sobre a verdade está entendida em um contexto histórico. A filosofia nascida da experiência empírica e articulada com a astronomia, a física e a matemática. A filosofia como uma atividade do pensamento que também se constrói como educação: modo de vida e ensino do pensar crítico. Notas sobre a construção do pensamento até a crise política e social que levou a Grécia a perder a sua hegemonia para outros povos.

Keywords : Filosofia; Educação; Origem; Pensamento grego.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )