Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
HARDT, Lúcia Schneider. Os fios emaranhados do cultivo de si e o diálogo com a pedagogia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.272-297. Epub Apr 22, 2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao05.
Tomando como ponto de partida o conceito de cultivo de si em Nietzsche, o artigo tem como objetivo analisar na obra do filósofo a dimensão do sujeito com vistas a pensar o campo da educação e possíveis desdobramentos pedagógicos. Nesse entorno, o artigo dialoga também com Foucault, considerando o conceito de cuidado de si para sugerir aproximações entre os dois autores e em alguma medida diferenciá-los da perspectiva socrática. O texto problematiza, sem desqualificar, as possibilidades de formação em espaços institucionais para destacar a importância do cultivar a si mesmo, pois tais práticas instauram, permitem pensar de outras formas temas da Educação e, para além dela, a nós mesmos, sejamos alunos ou mestres.
Keywords : Nietzsche; Cultivo de si; Pedagogia; Educação.