SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue65Successfully teaching in Brazilian University Education in contemporary times (competence and effectiveness) presents itself as a great challenge for the university professorPostgraduation: collective orientation as a training space for the future researcher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LUZ, Carolina Nóbrega Sabóia; FARIAS, Isabel Maria Sabino de  and  SABOIA, Wilson Nóbrega. Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.862-889.  Epub July 27, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds16.

A trajetória de desenvolvimento profissional de um arquiteto professor, em particular sua formação pedagógica, está no centro deste artigo. Objetivou-se compreender como e em que a trajetória desse docente arquiteto se relaciona ‘com’ e ‘para’ o seu ato de ensinar. O fundamento teórico da pesquisa está ancorado nos estudos de Júlia Oliveira-Formosinho, Carlos Marcelo García e Francisco Imbernón. As análises realizadas se apoiam na abordagem qualitativa de pesquisa, caracterizando-se como estudo de caso único desenvolvido com suporte na observação de aulas, entrevista semiestruturada e o exame de documentos (currículo Lattes, ementa da disciplina e Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da IES em contexto). O trabalho de campo foi realizado nos meses de setembro e outubro de 2017 e os dados analisados com base na categorização temática do conteúdo. Os resultados revelaram que, ante o desprestigio do ensino em face o privilégio dado à pesquisa nas instituições de ensino superior, o professor é instigado a se desenvolver de modo autônomo; que as ações de formação das quais tem participado, em sua maioria, focalizam a formação do pesquisador, secundarizam a docência, especializando-o em conteúdos específicos de sua área disciplinar de ensino. Esta tendência, com raras exceções, responde pela fragilidade ou ausência de conhecimentos pedagógicos entre os professores arquitetos bacharéis.

Keywords : Desenvolvimento profissional; Professor arquiteto; Trajetória docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )