Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
CARRERAS, María Paula; BELLO, Paula and STOCKL, Cynthia María Torres. Trabalho docente e narrativa: as dimensões do Ser docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1185-1204. Epub Oct 01, 2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds11.
O ser docente define-se entorno de quarto grandes dimensoes que funcionan entre sí como como camadas concentricas e cada uma de las tem uma dinamica distinta. O ser ontológico, o ser ético, o ser pragmático e o ser politico conjugados de tal forma que permitem delimitar a essencia do fenómeno do trabalho docente. As conclusoes chegou-se um estudo fenomenológico que teve por objetivo relevar a experiencia de professores latinoamericanos em torno de sua actividade, a través da escrita de experiencias narradas a colegas em cartas. Com esta finalidade, contou-se com a participacao voluntária de 15 docentes, 10 provenientes do Norte da Argentina e 5 do sul do México, selecionados intencionalmente. Esses professores foram convidados a escrever uma carta dirigida a um colega estrangeiro narrando sobre a experiencia de seu trabalho. Este corpus obtido foi analisado pelo método Colaizzi (1978) obtendo um total de 245 declaracoes significativas extraídas apos as primeiras leituras, 239 significados formulados, 56 agrupamentos temáticos e, 17 temas emergentes que se tornam em todas as 4 categorias teóricas que describen la esencia del fenómeno abordado.
Keywords : Trabalho docente; Narrativa; Dimensões do Ser docente.