SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70The narrativity in continuing teacher training for inclusive educationFor a new didactic: discourses and narratives in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GERKE, Janinha  and  GUIMARAES, Alessandro da Silva. Memórias e narrativas dos estudantes da educação do campo mediadas pelo caderno da realidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1072-1096.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds04.

Este texto nasce no seio das experiências formativas empreendidas na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Goiabeiras/Vitória, ES. Tem como objetivo dialogar com as memórias e narrativas dos sujeitos em formação, registradas nos Cadernos da Realidade, buscando à luz destas conhecer, reconhecer e compreender os processos enredados. Investiga como o uso desses cadernos tem potencializado as aprendizagens construídas nos territórios formativos do tempo universidade e do tempo comunidade. Fundamenta-se nos estudos de Walter Benjamin (1996), em especial nas discussões sobre experiência, e produz interlocuções teóricas com autores que caminham com o Movimento Nacional da Educação do Campo e a Formação por Alternância. Como perspectiva metodológica, analisa narrativas e memórias registradas nos Cadernos da Realidade a partir das discussões de Josso (2004) e Bertaux (2010). Compreende que os Cadernos podem ser empregados como mediações didático-pedagógicas da formação por alternância, capazes de propulsarem o pensar reflexivo e problematizador da inserção comunitária dos estudantes, do desenvolvimento profissional docente no campo e, ainda, da própria trajetória dos sujeitos na licenciatura em Educação do Campo.

Keywords : Licenciatura em Educação do Campo; Cadernos da Realidade; Memórias e narrativas; Profissão docente no campo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )