SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70Memories and narratives of rural education students mediated by reality notebookPedagogues in formation: systematic review of formative trajectories, identities, literacy and media profile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre  and  RANGEL, Mary. Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1097-1113.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds05.

Este artigo reúne experiências realizadas em uma instituição de ensino superior confessional, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir de convênio firmado com o Google para Educação, novas abordagens didáticas foram sugeridas aos professores de todos os cursos, objetivando uma maior qualificação das aulas e um maior interesse dos estudantes. Os docentes foram apresentados ao conceito de metodologias ativas, ferramentas que buscam dinamizar as aulas e tornar mais significativo o aprendizado dos estudantes. As falas de alunos de uma turma da disciplina Didática, oferecida aos cursos de História e Pedagogia, sobre as aulas, sobre as metodologias ativas e o uso de tecnologias Google, foram interpretadas com uso da Análise de Discurso. As falas foram coletadas na avaliação do curso e retratam, em certa medida, que muitos dos objetivos traçados, pela instituição quando da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas tecnológicas e pelo docente responsável quanto à sequência de ações didáticas, foram alcançados, e alguns deles até superados.

Keywords : Ensino Superior; Metodologias ativas da aprendizagem; Ferramentas tecnológicas; Análise de discurso..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )