SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70Pedagogues in formation: systematic review of formative trajectories, identities, literacy and media profileNarratives of riverside teachers: tensions, fragility and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BERSCH, Ângela Adriane Schmidt  and  PISKE, Eliane Lima. Formação de professores da Educação Infantil: ressignificando as práticas docentes por meio de propostas psicocorporais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1147-1168.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds07.

Neste estudo, objetivamos refletir sobre a prática docente por meio de propostas psicocorporais que envolveram o lúdico e suas interfaces. As práticas docentes são aquelas mediadas pelo professor e que, no seu construto, há intencionalidades, promovendo a aprendizagem com sentido e significados. A pesquisa é de cunho qualitativo e, para a análise dos dados, utilizamos a Grounded Theory, aliada ao software Atlas.Ti. As técnicas de intervenção pedagógica aplicadas foram a Psicomotricidade Relacional e as Ginásticas Historiadas. Participaram dos encontros formativos 30 professoras da Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Os instrumentos que geraram os dados foram: observações das trajetórias que envolvem as atividades psicocorporais, as narrativas das participantes nos memoriais descritivos e no decorrer dos encontros, bem como imagens, filmagens e relatórios oriundos das temáticas das aulas aplicadas aos alunos das professoras. As categorias que emergiram na análise dos dados foram emoções e corpo, evidenciando que o dueto está implicado na comunicação corporal, já que não podemos separar a emoção do corpo, tampouco o corpo da emoção. As narrativas que envolveram as atividades psicocorporais - ou seja, brincar, jogar, criar, atuar, inventar, interagir com o outro e com os objetos disponibilizados - indicaram que são capazes de promover reflexões sobre a formação permanente e uma ressignificação da prática docente.

Keywords : Prática docente; Atividades psicocorporais; Formação de professores; Educação Infantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )