SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70Narratives of riverside teachers: tensions, fragility and challengesBetween being “the most important person of the place” and “just a teacher” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CASTILHO, Janaina Carrasco  and  MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. As redes pedagógicas materializadas em narrativas docentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1192-1218.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds09en.

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de uma rede de parceiros e apoios docentes, estabelecida a partir de narrativas sobre as práticas pedagógicas realizadas por professoras atuantes em uma escola pública no decorrer do ano de 2018. Insere-se no âmbito de uma pesquisa mais ampla de doutorado que, a partir de um estudo de caso, investigou as relações de colaboração numa escola pública municipal de Ensino Fundamental I, localizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como procedimentos metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico sobre a organização social em redes e uma pesquisa de campo, acompanhando um grupo de dez professores em atuação profissional. Foram realizadas entrevistas narrativas que abordaram as práticas pedagógicas realizadas nessa escola. A análise foi efetivada a partir de eixos temáticos que emergiram dos elementos fornecidos pelas narrativas, com os quais estabelecemos diálogos ancorados no aporte teórico do estudo bibliográfico. Os resultados revelados mediante a análise das narrativas sobre essas práticas pedagógicas evidenciaram a articulação dos professores com parceiros pertencentes a diferentes espaços e tempos sociais, com os quais estabeleceram laços por meio de experiências vividas, não somente aquelas do interior da escola, mas que extrapolam os territórios de atuação profissional. A partir dessas evidências, podemos considerar que os diferentes interlocutores que compõem a rede social do professor, e com ele estabelecem relações de trocas, potencializadas pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação, são os responsáveis por promover a continuidade da formação profissional docente.

Keywords : Redes sociais; Desenvolvimento profissional; Práticas pedagógicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )