SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70National Base: A reflection from the social representation of the teachers on the BNCCThe disability body under the teacher's view in Specialized Educational Assistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BONFIM, Hanslivian Correia Cruz  and  GUIMARAES, Orliney Maciel. A formação ética e o autoconhecimento para a formação de professores(as) em direitos humanos e ciências naturais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1270-1294.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ao01.

Este ensaio teórico tem como objetivo discutir sobre a formação continuada de professores(as) de Ciências Naturais, dos anos iniciais do ensino fundamental, voltada à formação ética e ao autoconhecimento, tendo como propósito uma Educação em Direitos Humanos. Para o desenvolvimento deste ensaio, foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, periódicos acadêmicos e artigos, que teve como objetivo aprofundar a temática apontada. Considera-se que as atitudes pedagógicas dos(as) professores(as) podem ser influenciadas pelas disposições construídas ao longo de sua história, assim é importante que o(a) docente reflita sobre essas disposições (habitus), visando uma formação ética, política e crítica, que leva ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais voltadas para uma Educação em Direitos Humanos.

Keywords : Formação Continuada; Ensino de Ciências; Educação em Direitos Humanos..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )