SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70Self-knowledge as a teacher's training strategyThe confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education. A study in Portugal and Brazil in the Marist Education Institute author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CONTE, Elaine  and  HABOWSKI, Adilson Cristiano. Educação inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1388-1412.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ao06.

Nos últimos anos surgiram muitos debates sobre o assunto da inclusão em sala de aula e as dificuldades geradas pela falta de reconhecimento da contribuição pedagógica à formação da pessoa com deficiência associadas a inseguranças, referências de projetos interdisciplinares robustos para contextualizar as desigualdades. Entretanto, no cenário educativo, o que se vê é uma intensa precariedade do ensino público e a omissão dos diversos setores da sociedade que não pensam estratégias articuladoras e integradoras para superar essas problemáticas vitais. Assim, este estudo tem por objetivo realizar uma análise sobre os entraves à atividade do professor em relação à inclusão de crianças com necessidades especiais em sala de aula, a partir de uma revisão de literatura e de um questionário de perguntas abertas, por meio de recursos Google Forms, respondido por cinco professoras que atuam no campo da Educação Inclusiva dos anos iniciais de Educação Básica. Os resultados apontam dificuldades dos educadores nos processos inclusivos à criação de atividades pedagógicas, por inexperiência com o campo na formação acadêmica e ausência de recursos disponíveis nas escolas para dar conta da proposta de inclusão de todos, cujo valor motivacional para o aprender dos estudantes centra-se nas proposições criativas e investigativas do professor. Ficam evidentes grandes entraves formativos, pois as cinco professoras em atuação, que responderam ao questionário, não possuem formação específica para atuar com crianças deficientes.

Keywords : Inclusão; Professores em atuação; Entraves formativos..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )