SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70Inclusive education: different configurations, looks and possible worldsDistance Education and the use of the Virtual Learning Environment: between the Ideal and the Possible author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FEITOSA, Ceciliany Alves  and  TEIXEIRA, Antonio Moreira. A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1413-1428.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ao07.

Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional - O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação - Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.

Keywords : Educação Confessional; Liderança Educacional; Gestão em Redes; Educação em Valores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )