SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70The confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education. A study in Portugal and Brazil in the Marist Education InstituteSelf-handicapping strategies in mathematics: a systematic review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MAIESKI, Alessandra  and  ALONSO, Kátia Morosov. Educação a Distância e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: entre o Ideal e o Possível. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1429-1447.  Epub Apr 20, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ao08.

É indiscutível a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como espaços de formação, devido a consolidarem “lugares/espaços” de outras e novas apropriações das práticas pedagógicas. Justamente por isso a importância de pesquisas, discussões e problematizações voltadas para os processos formativos online, assim como para o uso dos AVA. Nesse artigo, quando se fala de mediação e de interação é em uma perspectiva histórico-cultural, compreendendo que esses conceitos se configuram como elementos promotores da aprendizagem, determinando as relações e os papéis dos sujeitos nos cursos de formação on-line. Nesse sentido, esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo investigar os processos e procedimentos de mediação e de interação nos cursos de formação on-line da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para responder a tal objetivo, o problema que se propôs investigar é como os processos e procedimentos de mediação e de interação podem ser identificados nos cursos de formação on-line da UFMT? A abordagem utilizada foi qualitativa, com a metodologia da observação participante. Os resultados apontam que se faz necessária uma discussão sobre políticas públicas e institucionais, sobre o trabalho docente e do tutor, e, no caso da EaD, sobre o “lugar” do aluno no contexto da cultura digital e da sociedade conectada.

Keywords : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Formação On-line; Mediação; Interação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )