SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue71A study on teaching requirements for teachers of Professional and Technological Education of Federal Institutes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales  and  GUIMARAES, Ailton Vitor. Formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposições para reflexão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1486-1509.  Epub Jan 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds01.

Este texto trata do tema da Formação de Professores para a Educação Profissional (Forprofep) a partir de algumas proposições direcionadas para um tratamento crítico e ampliado sobre o tema. Tem-se como objetivo apresentar pontos para discussão sobre a Forprofep no Brasil, e contribuir para o debate relativo aos planos de cursos da educação profissional técnica de nível médio, após a denominada contrarreforma do ensino médio. As proposições abordam, desde aspectos gerais de natureza teleológico-conceitual e contextual até aspectos mais específicos de ordem didático-pedagógica. Em relação a cada uma das proposições são levantadas questões que podem orientar o trabalho teórico-prático sobre a Forprofep. Ao final, apresenta-se uma grande meta e a condição do diálogo entre os sujeitos escolares, na elaboração de projetos de formação de professores que materializem uma formação de excelência socialmente referenciada.

Keywords : Formação de professores para a educação profissional; Reforma do ensino médio; Educação profissional técnica de nível médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )