SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue72Reflections about the movement in Early Childhood Education the of pedagogical workChallenges to the schooling of foreign students in the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ROSSI, Jean Pablo Guimarães  and  MAIO, Eliane Rose. Victor de Aveyron: um estudo do filme “O garoto selvagem” à luz da perspectiva histórico-cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.268-286.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao01.

Neste estudo, temos por objetivo principal discutir o processo de humanização do sujeito por meio da história de Victor de Aveyron, personagem central do filme “O garoto selvagem”. A história, baseada em fatos reais, conta a tarefa empreendida pelo Dr. Jean Itard na tentativa de educar o “menino selvagem”, conhecido assim por ter sobrevivido durante seus primeiros 11/12 anos de vida, em meio aos bosques do sul da França e longe do convívio humano. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e, durante o processo de análise, utilizamos a obra fílmica para discutir como foi o processo de educação do menino Victor. As análises evidenciaram que o isolamento social, vivenciado pelo protagonista, prejudicou o desenvolvimento das características propriamente humanas e mostrou como as ações pedagógicas do Dr. Itard se configuraram como pertinentes e, ao mesmo tempo, não teve êxitos sobre o garoto.

Keywords : Victor de Aveyron; Histórico-Cultural; Humanização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )