SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue72Victor of Aveyron: A study about the film “The wild child” in the light of historical-cultural perspectiveFindings about Ethic in Freire’s work “Education as freedom practice” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PASSONE, Eric  and  RIBEIRO, Soraya Magnani Lobo Costa. Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.287-316.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao02.

Este artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.

Keywords : Estudante estrangeiro; Direito à educação; Políticas públicas em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )