Revista Diálogo Educacional
Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X
Abstract
ZWIEREWICZ, Marlene; PEDROSO, Daniele Saheb and MACHADO, Michelle Jordão. Educação complexa: uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1087-1100. Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds08.
Este artigo sistematiza abordagens de ensino que influenciam na educação brasileira, com o objetivo de situar uma alternativa para a formação de professores diante do problema da falta de práticas pedagógicas comprometidas com o atendimento de suas demandas formativas, de modo contextualizado e planetariamente conectado. Utilizando a pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo transitou pelas abordagens de ensino identificadas por Mizukami (2016) e se aproximou especialmente daquela vinculada à tríade conceitual pensamento complexo-transdisciplinaridade-ecoformação. Assim, conclui-se que a educação complexa se constitui em uma abordagem de ensino que estimula formações de professores promotoras de metamorfoses na prática pedagógica, por valorizar o conhecimento pertinente e, em decorrência, processos de ensino e de aprendizagem valorizadores dos princípios hologramático, dialógico e recursivo.
Keywords : Formação de professores; Prática pedagógica; Abordagens de ensino; Educação transcomplexa..