SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Menga Lüdke and research in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RAUSCH, Rita Buzzi; GIRARDI, Isabela Cristina Daeuble  and  GERALDO, Andréia Roncáglio. Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores: Marli André e suas proposições. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.9-26.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds01.

A professora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André dedicou-se, por mais de 40 anos, a estudar a educação brasileira, principalmente a formação de professores, contribuindo para a constituição desta área em um campo autônomo de estudos, deixando registros em artigos científicos, capítulos de livros, entrevistas e palestras de extrema relevância. Diante de sua vasta contribuição, este artigo teve como objetivo elucidar as proposições de Marli André à formação de professores no Brasil. De abordagem qualitativa e bibliográfica, esta pesquisa analisou os escritos de única autoria da autora publicados entre os anos de 2009 e 2023, envolvendo 12 artigos científicos e 12 capítulos de livros. Por meio da leitura flutuante das obras selecionadas, emergiram as seguintes proposições: formação de professores como campo científico; formação do professor pesquisador; formação do professor formador; apoio ao professor iniciante; e a consolidação de políticas públicas de formação de professores. Concluímos que seus escritos estão alinhados às temáticas discutidas internacionalmente no campo da formação de professores e iluminam discussões que merecem continuidade e maior mobilização dos professores e pesquisadores, de modo a eternizar e concretizar as profícuas contribuições desta importante pesquisadora à formação de professores no Brasil.

Keywords : Educação; Formação de Professores; Marli André..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )