SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Iria Brzezinski: relations between teaching, activism, and researchCrossed trajectories of life, profession and activism: the legacy of Vera Lúcia Bazzo in Education and Teacher Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NORNBERG, Marta; CAVA, Patrícia Pereira  and  PORTO, Gilceane Caetano. Madalena Freire: a paixão de conhecer o mundo pela alegria de ensinar e aprender. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.90-106.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds06.

O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória profissional e a produção teórica de Madalena Freire. Realiza-se uma revisão bibliográfica para discutir as principais contribuições de seu pensamento pedagógico com base em quatro obras: A paixão de conhecer o mundo (1983; 1988); Observação, registro, reflexão - Instrumentos metodológicos I (1996); Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II (1997); e, Educador, educa a dor (2017). A partir dessa revisão, articulada ao testemunho pedagógico das autoras, são discutidas e afirmadas as seguintes ideias-força: o compromisso com a docência e o ensino como atos políticos e pedagógicos; a escola como lugar de exercício da democracia e do trabalho em grupo; a pedagogia democrática, construída por meio da escuta, do cuidado e da aposta na capacidade das crianças de conhecer o mundo e construir conhecimentos mediados pela leitura e escrita; a disciplina intelectual mediante o estudo e o registro. O testemunho-pedagógico é o da paixão de conhecer o mundo pela paixão de ensinar e aprender com o outro na imprevisibilidade e irrepetibilidade de cada ato educativo.

Keywords : Pensamento pedagógico; Docência; Registro; Planejamento..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )