SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Madalena Freire: the passion to know the world through the joy of teaching and learningResearcher and professor Vera Placco: contributions and repercussion to research and teachers education development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

AGAPITO, Juliano; SIMIONATO, Margareth Fadanelli  and  HOBOLD, Márcia de Souza. Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância: o legado de Vera Lúcia Bazzo na Educação e na Formação de Professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.107-120.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds07.

A formação de professores no Brasil historicamente tem sido perpassada por projetos de sociedade em disputa. Essa contenda propõe a formação de professores de acordo com seus princípios, ou seja, por um lado, um projeto pragmático voltado à preparação de mão de obra para o trabalho e, de outro, um projeto que busca o desenvolvimento omnilateral do ser humano, pautado em uma formação pelo trabalho como construtor e produtor da própria existência. Os pressupostos ideológicos e epistemológicos que sustentam a formação docente se alternam, por vezes, configurando contradições epistêmicas e ideológicas; por outras, convergindo em consensos e negociações. Nesse artigo, entrevistamos a Professora Doutora Vera Lúcia Bazzo, docente aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), expoente da educação brasileira e atuante na luta por um projeto de sociedade que defende uma educação pública, laica e de qualidade social para todos e todas. Em sua fala potente, sua militância e veia de luta por uma sociedade democrática e uma educação para todos e todas perpassam sua história de vida pessoal, acadêmica e profissional, sendo a tônica de suas ações, politizações e reações aos momentos vividos e impostos em períodos de maior, menor ou total ausência de liberdade democrática. Nesse sentido, a constituição de sua trajetória profissional é enlaçada por uma curiosidade epistêmica constante e um senso de justiça social aguçado, que tem contribuído para o avanço da formação de professores no Brasil a partir de seu engajamento na promoção e defesa de políticas públicas para a formação docente - diretrizes curriculares e base comum nacional de formação - alinhadas aos ideias democráticos que permeiam suas trajetórias de vida, profissão e militância.

Keywords : Formação de Professores; Educação Pública; Vera Lúcia Bazzo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )