SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Crossed trajectories of life, profession and activism: the legacy of Vera Lúcia Bazzo in Education and Teacher TrainingAcacia Zeneida Kuenzer: Female reference in teacher formation and Professional Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BARBOSA, Rafael Conde; SILVESTRE, Magali A.  and  BENACHIO, Marly das N.. Pesquisadora e educadora Vera Placco: contribuições e repercussões para a pesquisa e formação de professores/as. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.121-139.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds08.

Este artigo apresenta produções, contribuições e repercussões da trajetória pessoal/profissional da professora e pesquisadora Vera Maria Nigro de Souza Placco. O principal objetivo é, ao relatar a maneira como desenvolveu o seu trabalho como formadora e as suas produções, destacar sua coerência ética e política potencializada por meio de uma práxis formativa. A pesquisa desenvolvida teve por base uma revisão de literatura do tipo narrativa e resultou no levantamento das produções acadêmicas da professora. Organizado em três partes, o texto apresenta dois conceitos que acompanham várias de suas obras - sincronicidade e dimensões da formação -, assim como reafirma a importância do papel articulador, formador e transformador do/a coordenador/a pedagógico/a, bem como destaca a importância da pesquisa na formação articulada ao ensino. Responsável pela formação de várias gerações de professores/as da educação básica e do ensino superior, coordenadores/as, diretores/as, pós-graduandos/as e pesquisadores/as, a professora Vera manteve, ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos no magistério, uma relação estreita entre o seu trabalho na universidade, ao formar pesquisadores/as, e a escola pública, com propostas de formação continuada decorrentes do conhecimento que foi produzindo. Seu legado, exposto de forma resumida neste artigo, que se materializa nas repercussões de seu trabalho, colabora sobremaneira com a construção e consolidação do campo da formação de professores/as, sempre em interlocução com o da psicologia da educação.

Keywords : Formação de Professores/as; Formação de Pesquisadores/as; Dimensões da Formação; Coordenação Pedagógica; Movimentos Identitários de Professores/as..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )