SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Acacia Zeneida Kuenzer: Female reference in teacher formation and Professional EducationRelationships, methods, words: (auto)biographical narrative research by Maria Helena Abrahão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

WUNSCH, Luana; MARTINEZ, Flávia Werrzyn Magrinelli  and  OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Denice Catani: notas de leitura sobre memória, história e formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.156-169.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds10.

Por meio de uma abordagem qualitativa, o texto que segue é um encontro de notas de leituras de três pesquisadoras da área de formação de professores, de três diferentes universidades do país. É uma revisão sistemática que explora a contribuição da professora e pesquisadora Doutora Denice Barbara Catani, da Universidade de São Paulo, do campo da educação, com foco nas interseções entre memória, história e formação docente. A metodologia empregada neste artigo é a revisão sistemática, a qual envolveu a análise detalhada de uma série de vinte e quatro (24) obras solo de Catani, que foram analisadas por meio da ferramenta de análises qualitativas Voyant. O estudo revela que a autora aborda a memória como um elemento central na construção da identidade docente. Suas obras demonstram como a memória coletiva e individual das (os) professoras (es) desempenha um papel fundamental na formação da identidade profissional docente e influencia as práticas pedagógicas. A autora argumenta que a reflexão sobre a própria história e a memória pode fortalecer a capacidade das (os) professoras (es) de compreender sua prática docente. Além disso, examina como as políticas e as reformas educacionais se articulam as memórias coletivas e pelas narrativas históricas, influenciam as decisões governamentais e incidem sobre as práticas escolares. Suas análises oferecem insights para pesquisas sobre a formação professoras (es) e formuladoras (es) de políticas interessadas (os) e engajadas (os) na educação brasileira.

Keywords : Denice Bárbara Catani; Narrativas históricas na educação; Memórias e desenvolvimento profissional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )